segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

New Balance Excellent Series 15K @ São Paulo, SP - 08DEZ2013

 Ontem rolou aqui em São Paulo a primeira edição da 'New Balance Excellent Series 15k', prova com limite de inscritos (mil atletas), no qual é necessário comprovar tempo para participar (Maratona (42km) - menor ou igual a 3h45min // Meia Maratona (21km) - menor ou igual a 1h48min // 10km - menor ou igual a 48min).

 Neste ano, eu ainda não havia participado de nenhuma prova de 15k, a mais curta que participei foi o Xterra - Night Run Ilha Bela (18k), em junho.

 Dessa vez, éramos quatro representando a Equipe Força Vegana: Eu, o Rafa, o Pedro e o Jeferson.
 Com largada pontualmente às 7 horas da manhã, dentro do Jockey Club (o percurso da prova lembra muito o da Golden Four Asics), chegamos muito atrasados na prova, eu e o Jeferson 3 minutos após a largada, o Rafa e o Pedro um pouco depois, mas nada disso foi desculpa para não correr, coloquei rapidamente o chip no tênis e larguei.
 Saí num ritmo forte, logo eu ia me aproximando dos últimos colocados. Nos 3k eu já estava junto com a maioria dos corredores.

 Passei a marca dos 5k marcando quase 20 minutos no relógio, já fazia um tempo que não corria forte, nos meus últimos treinos os 5k variavam de 21 à 22 minutos, por isso, precisava tomar cuidado para não 'quebrar', e ainda restavam 10k pela frente.

 Na metade da prova, o sol já estava "castigando", eu estava correndo de blusa (rs), pois nem pensei em deixar no guarda-volumes devido ao atraso, mesmo assim mantive o ritmo. A organização da prova colocou vários postos de hidratação durante o percurso, se eu não me engano havia um a cada 2kms, um número maior do que vejo em outras provas curtas de rua. O único "problema" que notei na prova eram a falta de banheiros químicos no percurso, também citado pelo atleta Adriano Bastos, que teve problemas por conta disso.

 Cheguei à marca dos 10k em 39min+, restavam os últimos 5km pela frente, resolvi dar uma moderada no ritmo e terminar a prova com tranquilidade. Terminei a prova com 1h01min26seg, devido ao atraso do início, fiquei em 108° colocado no geral e em 3° na minha categoria. Mesmo com todos esses imprevistos, fiquei muito feliz com o resultado.

Rafa, Jeferson, Pedro e eu após a chegada

 O que me chama muito a atenção nas corridas de rua, são os corredores "porcos" que vejo durante o percurso, por jogarem embalagens de géis e copos de água vazios no chão (vejo copos no chão à 1km de distância dos postos). Infelizmente essa "atitude" vêm sendo praticada nas provas trail também. Piores são aqueles que pensam, "estou pagando, a organização limpa depois".




    
 

3 comentários:

  1. Tá voando heim!
    Parabéns mano, fds que vem é nóis nas 12h

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Franz! Agora é só descansar, pq no final de semana tem festa! haha

      Excluir
  2. Tempo bom demais, parabéns!

    Nas provas de estrada é assim mesmo, copos para todo lado. Por aqui ainda tem um agravante, normalmente costumam oferecer garrafas, e como ninguém vai beber a garrafa inteira naquele momento, para além das garrafas pelo chão é o desperdício de bebida, isotônico inclusive. Muitas vezes colocam caixotes de lixo logo a seguir, mas a galera não quer nem saber...

    Nas provas de trail, por aqui, a maioria dos atletas são mais conscientes, e já participei em algumas provas em que as bebidas eram no copo e não podia levar, ou era penalizado, e se fosse pego a jogar lixo no chão era desclassificado. Também já vi algumas em que é obrigatório o atleta levar uma caneca. Mas issso só no trail... De qualquer forma já vi muita gente reclamando das organizações que após as provas não retiram os marcações das trilhas... Enfim! Cabe a nós fiscalizar e exigir melhorias para a próxima.

    ResponderExcluir