quarta-feira, 13 de agosto de 2014

X-Terra Night Trail Run @ Mangaratiba, RJ - 09AGO2014

 Essa prova não poderia ter sido melhor: chuva, muita lama, rios e uma tremenda escuridão... Estes foram os 'obstáculos' enfrentados no X-Terra Mangaratiba.

 Sexta-feira, às 23h00, peguei um ônibus aqui em São Paulo com destino a Angra dos Reis - RJ. Foram 7h20 de viagem e de lá ainda era necessário pegar mais dois ônibus com destino a Mangaratiba (que viagem, que loucura! rs).
 Mangaratiba fica a 64 quilômetros da cidade de Angra dos Reis. É um município da da Microrregião de Itaguai, na Mesorregião Metropolitana do Rio de Janeiro. Localiza-se a 85 quilômetros da capital do estado.

 Cheguei em Mangaratiba por volta das 10h da manhã, estava chovendo muito. Fui descansar na pousada em que estava hospedado. Lá encontrei a Vanessa (que também participou dos 21km) e a Ana. Como a largada estava prevista para as 18h15, daria tempo de descansar numa boa.
 Resolvemos sair um pouco mais cedo da pousada para nos deslocarmos até o local da prova, estávamos a 20 quilômetros de lá. A prova foi realizada nas imediações do Resort & Safari Portobello.

 Chegamos com tempo de sobra no resort e lá ficamos descansando aguardando o horário da largada. Encontramos o Marcinho, nosso parceiro de equipe, que disputou os 50km. Ele nos adiantou que devido a chuva, o percurso estava com uma lama terrível - quando ele disse isso eu achei que ele estava exagerando - "lama quase no joelho!?" rs.
 Instantes antes da largada pude ver que vários atletas ali, haviam disputado a etapa de Ilha Bela no mês passado, como lá só fui pra acompanhar alguns amigos que também participaram, eu pude ver que os caras eram muito bons, inclusive o líder do ranking.

Foto: X-Terra

Pontualmente às 18h15 foi dada a largada para os 21km. Iniciei ao lado dos primeiros colocados, estavam num ritmo forte. Os 2kms iniciais foram de asfalto praticamente, então os primeiros colocados começavam a acelerar. Logo depois disso, chegaram os primeiros trechos de lama, aí eu acreditei no que o Marcinho havia dito rs. Nunca peguei tanta lama numa corrida como peguei nessa. Os cuidados deveriam ser dobrados: ficar atento para não cair, tomar cuidado ao levantar a perna e não deixar o tênis na lama, etc... Tudo isso tentando manter uma velocidade rs. O que 'aliviava' a lama eram as travessias de rios que fiz durante o percurso - tirava o excesso de dos tênis/pernas. 

 Foram em média 9kms nesse sufoco escorregadio, depois disso até tinha lama, mas nada comparado com o início. Então deu pra aumentar um pouco a velocidade e passar alguns atletas que haviam me passado nos trechos de "lama quase no joelho".
 Corri um bom trecho de estrada de barro sozinho, os atletas da frente abriram muito de mim. Minha sorte é que fui com uma headlamp boa, pois a que davam na prova não iluminava quase nada e estava um breu total.

 Nos quilômetros finais avistei de longe uma multidão que parecia ser o pessoal que fez os 7km (que tiveram largada às 19h). Isso atrapalhou muito no final, causando um pequeno engarrafamento pro pessoal que estavam nos 21km. 
 No quilômetro final, já no estava asfalto seguindo para os metros finais da prova. A prova não teve altimetria, creio que se não tivesse chovido tanto e formado aquela lama, essa seria a etapa mais rápida do X-Terra. 

 Concluí os 21km em 1h38m13s, dos 217 homens inscritos na competição, fiquei em 28°. Fiquei muito feliz com o resultado, devido a lama no trecho inicial, achei que daria um tempo maior.
 Agora é só focar nos treinos e bolar a próxima 'aventura'.



Nenhum comentário:

Postar um comentário