terça-feira, 3 de maio de 2016

Desafio 28 Praias 42km @ Ubatuba, SP - 30ABR2016

Belas paisagens e uma organização impecável, com certeza foi uma das melhores provas que já corri...

Pontualmente às 7h da manhã,  foi dada a largada masculina. Saí com os atletas que iam na frente e com poucos metros iniciavam-se as subidas.
 Fui acompanhando os primeiros colocados e logo percebi que o ritmo dos atletas estava forte, mas não me fazia forçar mais do que o normal, então segui com eles. Aproximadamente com 2 quilômetros de prova, já em trechos de single track eu estava em 6° lugar e conseguia ver o 5° mais à frente. O Pedro vinha atrás de mim. A partir dali fomos administrando nossas colocações, pois sabíamos que a primeira metade da prova seria dura e com mais altimetria. Abrir uma vantagem no início seria o ideal.

Nos trechos que era necessário dobrar a atenção haviam placas indicando perigo espalhadas pelas trilhas, além dos staffs que sempre alertavam os atletas que passavam por eles.

Um pouco antes de chegar no PC 2 da prova, aproximadamente no quilômetro 20, havia uma travessia de rio. Antes da largada eu já pensava em atravessar com a lancha que a organização disponibilizaria para a travessia, mas como eu estava em 7° na colocação naquele trecho, não era possível utilizar a lancha, - os 10 primeiros colocados deveriam realizar a travessia sem o auxilio da lancha - então fui andando e conforme eu via que estava ficando mais fundo e com forte correnteza preferi ir nadando - tudo bem que não sei nadar direito, rs - e em seguida segui pelo trecho de areia antes da chegada ao PC.

foto: Paulo Barbosa

Ao chegar na metade da prova, senti as pernas um pouco mais pesadas que o normal, parei no PC para reabastecer a minha garrafa e verificar meus alimentos e cápsulas de sal que iam na pochete, mas já imaginava que após a travessia eu ficaria sem nada por causa da água - devia ter colocado dentro de um ziploc para impedir a passagem de água. Passei um pouco de gelo nas coxas, recebi um incentivo da Marilia, que lá estava me acompanhando durante a prova e segui para a segunda metade.

Aproximadamente com 23 quilômetros de prova eu estava ao lado do Pedro e fui "forçado" a diminuir o ritmo, minhas pernas travariam logo logo. O Pedro seguiu na frente e eu fui atrás tentando controlar as câimbras de alguma forma.
 Os trechos de areia fofa eram cruéis pra mim. Eu acabava fazendo mais força que o normal e com isso as câimbras vinham com mais frequência.
 Nos trechos mais difíceis eu pensava nas consultas que tenho com a Dra. Wania, do Núcleo de Integralização Humana e utilizei muito as técnicas dela - isso me ajudou muito a controlar as dores.
 Devido a diminuída no ritmo, acabei perdendo algumas posições, mas mesmo assim não desanimei e continuei lutando contra mim mesmo.

Encontrei alguns amigos e conhecidos no percurso que me ofereceriam algo, mas eu já estava próximo ao PC 5 (último da prova), então dava pra chegar até lá "numa boa".
 Já no PC 5, lá estava a Hevelyn e ela me disse que restavam 8 quilômetros até a chegada, então reabasteci minha água, comi uma banana (ela me forçou a comer, rs), um pouco de amendoim e segui.

Os últimos quilômetros foram basicamente subidas e descidas no asfalto, onde eu me sentia muito melhor correndo do que nos trechos de areia. Faltando 2 quilômetros, já na areia, era possível ver a chegada mais à frente. Dali pra frente foi só alegria, a prova estava no final.
 Finalizei os 42km com 5:21:11, ficando em 20° colocado geral e em 6° na categoria 20-29. A prova teve 138 atletas concluintes nos 42km solo.
 Gostei muito da organização da prova em geral. Haviam dezenas de staffs espalhados em pontos estratégicos, fitas demarcando todo o percurso, placas nos locais de perigo e água gelada nos PC's.

Agora vou retomar os treinos para o próximo desafio. Em menos de três semanas, dia 21/05 farei os 75km da Bertioga - Maresias em trio com os meus parceiros de equipe, Vanessa (campeã nos 42km solo feminino) e Pedro. Até lá!